ENTRE EM UMA CASA OU ABRA UMA NOVA CASA

Aqui você pode se conectar a uma Casa da Democracia já existente (se morar, trabalhar, estudar ou frequentar a mesma localidade ou região) ou abrir uma nova Casa (botão "Create Group"). Lembre-se: uma nova casa deve ter o nome da localidade onde fica (cidade, bairro ou região), precedido pela palavra Casa. Exemplos: Casa Belo Horizonte Centro, Casa Juiz de Fora. Se já houver uma casa na mesma cidade, pode-se colocar um número. Por exemplo, Casa da Democracia SP 1. Uma casa será considerada existente quando tiver, pelo menos, três membros.

Espaço criado para interações, debates e conversas sobre democracia. Os encontros poderão acontecer de forma remota ou presencial.

Entre, faça parte, convide as pessoas.

2 Members
Join Us!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Casas da Democracia.

Join Casas da Democracia

Os comentários estão fechados.

Comentários

  • E ainda adiciono o trecho (que também consta na página 45 do livro:

    Entendido isso, segue-se que, doravante (queiramos ou náo), Lar, Pátria, Humanidade passam a ser termos sinónimos, visto que em última análise significam a mesma coisa: o meio formador de nOSsa própria vida e da vida dos nossos filhos. O fato de que até agora a vida cultural dos diferentes povOs da Terra esteja' centrad.a na defesa das fronteiras de suas certezas particulares não é mais que um signo de que nossa humànida.:. de ainda não se , encontrou consigo mesma nem assumimos plenamente, ex toto corpus et toto corde (de todo. o corpo e de todo o coração), o que significa ser humano. E à ausência desse encontro, dessa reflexão profunda sobre nossa condição humana, está nos custando muito caro e nos custará cada vez mais caro, enquanto o eixo do nosso entendimento social girar em torno da defesa de fronteiras culturais particulares, já que continuaremos girando excentricamente ao que é a natureza última do ser humano: seu ser social, que é seu ser em linguagem, isto é, em coordenaçáo consensual (comunicação); numa palavra, em cooperaçáo mútua.
  • Mas o caso é que tal percepção (de reflexão ética) nos afetará sempre de uma maneira convergente para o ser humano'universal, que é, em última instáncia, nossa verdadeira condição, já que a humanidade Constitui atualmente, como resultado da ampliação das interaçôes humanas, um só sistema unitário integrado, pelo que a responsabilidade primeira dos governantes de' todo o mundo deve ser compreender que a realização de toda vida individual dependerá sempre da organização do sistema social total a que se pertence (posto. qu~ se é componente dele), estejamos ou não conscientes desse fato.

    Começo copiando este trecho do livro, que demonstra perfeitamente onde está essa estreita relação.
This reply was deleted.

A Árvore do Conhecimento - Humberto Maturana e Francisco Varela

O fórum foi aberto para que durante a leitura coletiva do livro se insira comentários e considerações a respeito do tema. O livro foi apresentado de forma espontânea pelo @Andre Silva. Escolhemos a plataforma como meio de registro das leituras, para incentivar o uso e permitir que as ideias fluam enquanto se acessa a plataforma e gere novas discussões, fóruns e interações.Esteja à vontade para participar.

Saiba mais…
0 respostas